sexta-feira, 20 de julho de 2012

PORQUE EU SOU É HOMEM



O que é um homem bonito pra você? Vivemos um tempo em que beleza e virilidade assumem significados amplos e sugerem uma nova análise e avaliação da ala mais interessada - nós, mulheres.
Eu sou a favor de homem cheiroso, limpo, de barba feita, unhas e cabelos cortados. Pronto. Já está de bom tamanho. Mas hoje o que se vê por aí nas ruas é no mínimo intrigante e confuso.

Fico imaginando um homem da década de 50 que usasse a máquina do tempo e aterrissasse em um shopping qualquer de uma metrópole. Que susto levaria o pobre! Não raras são as vezes que é difícil até pra gente identificar o que é o que. De costas parece uma coisa de frente um choque! Uma androginia inquietante que a cada dia ganha mais adeptos e simpatizantes.

Consigo identificar pelo menos dois grupos que aderiram a esta nova imagem masculina. Os emos e os meteroessexuais. Vamos aos “emos”. Este termo vem do diminutivo de emotional, e se refere a uma tribo de adolescentes emotivos, aparentemente tristes e descontentes que ouvem muito rock melódico agarrados a seus ursinhos de pelúcia.

Os emos se vestem de preto e usam esta cor também nas unhas e maquiagem. Têm o cabelo mais liso do que qualquer uma de nós que passasse horas grudada a uma chapinha e escova juntas. Os olhos são cênicos, carregados por dramáticas camadas de lápis preto. Unhas pretas, pintadas aleatoriamente, as vezes pela metade, calças e roupas justinhas seguidas de um andar e um jeito delicado, quase desprotegido. Os emos passam uma fragilidade e uma ambigüidade que propõe uma revisão dos conceitos feminino/masculino. Antes de serem homens ou mulheres são uma provocação aos mais conservadores.

Assim como os meterosexuais. Estes são vaidosos que só. Colocam qualquer uma de nós no chinelo. São muito mais bem depilados que nós. Tem muito mais cremes do que nós. A sobrancelha então, delineada, arqueada, sem pêlos desalinhados. Usam o corte de cabelo da moda, esculpem músculo a músculo nas academias e penso que as vezes assaltam os armários das irmãs ao aparecerem com regatinhas PP para mostrar bem todos os atributos. Os metros não estão nem aí para os machões de plantão, pelo contrário. Os acham desleixados e descuidados. Jogam frescobol olhando pros músculos dos braços e não para a bolinha. Buscam a perfeição de sua imagem e são, antes de mais nada, enlouquecidamente apaixonados por si.  
Pois é garotas! Uma nova era de homens está vindo por aí. A questão agora é conseguir identifica-los!



Nenhum comentário:

Postar um comentário