sábado, 28 de julho de 2012

DO TEMPO DA VOVÓ


                                                                                                   Fonte fotográfica:  Google imagens

"É quando as pessoas estão insatisfeitas com o presente que elas começam a apreciar o passado ou sentir nostalgia dele", disse Nigel Hollis, analista global, chefe da firma de pesquisas Millward Brown. Que grande verdade!

Esta insatisfação a que Nigel se refere pode ser vista como efeito colateral da atualidade. Vivemos na era digital de informação instantânea, em que tudo fica ultrapassado num piscar de olhos.

Que graça tem adquirir o ultimo modelo de celular se este chega em nossas mãos defasado? Isto me faz lembrar das aulas de marketing publicitário. Na faculdade aprendemos sobre a obsolescência programada que é uma ação de marketing com o propósito de reduzir a vida útil de um produto e desta forma, aumentar o consumo de versões mais recentes. Ou seja, existem estudos e pesquisas direcionados para nos fazer cair na armadilha de, inutilmente querer acompanhar a tecnologia, descartar o que temos sem remorço e entrar no ciclo vicioso do consumismo desenfredao.

Esta banalização tecnologica abre espaço para o surgimento de um filão de mercado. Batizado como retrô, que significa para trás, este estilo vem na contra-mão da tecnologia de ponta descartável. Propõe o relançamento de produtos consagrados e eternizados como grandes clássicos  numa versão moderna com inspiração no passado a partir de uma releitura perfeita de uma época ou estilo marcante.

Mais do que uma tendência, vejo o retrô como um freio para o consumismo. Peças de colecionadores são feitas para durarem uma vida toda. O valor do retrô está  em preservar e enaltecer objetos como se fossem raridade, exclusividade.

Este  apreço ao passado se reflete não em objetos mas em vários setores do mercado. A moda, sempre cíclica, aposta na maquiagem com a volta da dupla delineador e batom vermelho e nos looks compostos  por óculos com grandes armações e cabelos vaporosos. O vestuario faz sua parte e ressurge nos babadinhos dos vestidos, as mangas bufantes, as calças de cintura alta e os sapatos de boneca. Estas referências tiradas do armário da vovó, quem diria, são o último grito em materia de novidade!

Grandes marcas dos setorres automobilísticos e de eletrodomésticos se rendem a esta onda lançando produtos com design de décadas atrás. De geladeiras, fogões e Tvs a fuscas, relógios, camas, telefones e muito mais. Os discos de vinil estão ganhando reediçoes especiais para serem tocados nas revitalizadas vitrolas. Até  as fotografias hoje disponibilizam, a partir de programas especificos, aplicativos que as deixam com cara de antigas, graças aos filtros esverdeados e rosados oriundos das máquinas analógicas que reinaram absolutas nas décadas de 60, 70 e 80

As replicas trazem consigo o charme de uma era e buscam reviver um tempo repleto de nostalgia e saudosismo despertando na nossa memória afetiva sentimentos e recordações que jamais irão cair no esquecimento.
Então estamos combinados. Antes de comprar um novo brinquedinho tecnologico vale a pena dar uma garimpada no fundo daquela gaveta empoeirada. Quem sabe a gente encontre mais do que lembranças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário